• contato@constate.org

A Brazilian Journal of Federalism - Revista Brasileira de Federalismo (BJF-RBF) possui como objetivo publicar artigos que tratem do assunto federalismo seja na perspectiva jurídica, da ciência política, da economia, políticas públicas ou de outras áreas que pesquisem o tema do federalismo. Trata-se da primeira revista brasileira dedicada ao assunto. A finalidade é criar um espaço para abertura de diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de federalismo. Para tanto, é importante dar visibilidade internacional ao que se produz no Brasil sobre o tema e, também, publicar trabalhos estrangeiros para aumentar o acesso ao que se produz no exterior. A Revista possui edição semestral e procura, portanto, criar uma fronteira permeável ao diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista é uma iniciativa do Centro de Estudos Constitucionais em Federalismo e Direito Estadual (ConState) que promove o estudo e a pesquisa do federalismo e do direito constitucional estadual.

Acesse a revista aqui: https://www.federalismo.com.br

APOIO E SUBSÍDIO EM AÇÕES E PROCESSOS CONSTITUCIONAIS

Uma das funções do ConState é ser útil tanto na prática institucional quanto na pesquisa teórica acerca de questões envolvendo os entes subnacionais. Afinal, a boa pesquisa deve ser utilizada para fazer avançar o conhecimento mas também para melhorar as práticas institucionais, e não ficar esquecida em qualquer prateleira de biblioteca.

A partir dessa perspectiva, o ConState propõe-se dialogar:

a) com o judiciário: participando do controle de constitucionalidade como amicus curiae, auxiliando os Tribunais de Justiça e o Supremo Tribunal Federal com a sua notória expertise e representatividade em tema de federalismo e relações entre União, Estados e Municípios;

b) com o Poder Legislativo: participando, com seus estudos, do processo legislativo junto aos parlamentos, bem como nas etapas preparatórias que o antecedem perante os demais Poderes e perante a própria sociedade civil organizada;

c) com os atores legitimados no controle de constitucionalidade, como associações de classe, confederações sindicais e partidos políticos: elaborando estudos e pesquisas científicas de ordem quantitativa e qualitativa, com coleta de dados que possam orientar a decisão de acionar, ou não, o controle de constitucionalidade;

A partir da compreensão do federalismo brasileiro como um modelo mais inclusivo e participativo em relação às autonomias locais, o ConState auxilia a resolução das complexas questões judiciais envolvendo conflito de leis municipais, estaduais e federais em face de Constituições Estaduais e da Constituição Federal que terminam desaguando em judicializações perante o Supremo Tribunal Federal e Tribunais de Justiça dos mais diversos Estados da federação brasileira.

Por meio do projeto “Defesa do Constitucionalismo Subnacional”, o ConState está aberto a dialogar com associações de classe, confederações sindicais, partidos políticos, poderes executivo e legislativo e quaisquer outros atores legitimados com atuação específica no controle de constitucionalidade (no plano nacional ou subnacional) e no próprio processo de elaboração legislativa.

Coordena este projeto o professor Marcelo Labanca (Doutor em Direito Constitucional pela UFPE com Pós-Doutorado pela Universidade de Pisa, Itália, Professor da Universidade Católica de Pernambuco e autor do livro “Jurisdição Constitucional e Federação”), contando com colaboração dos melhores especialistas em Constitucionalismo Subnacional, brasileiros e estrangeiros, associados às atividades do ConState.

CONTRIBUIÇÕES À SOCIEDADE CIVIL

As pesquisas desenvolvidas em 2023 ainda giraram em torno do projeto sobre constituições estaduais, federalismo e direitos fundamentais. Esse foi o tema condutor dos debates do Centro nos últimos três anos e continuou em 2023. A partir desse tema, houve várias produções e publicações em revistas e capítulos de livro no triênio. No ano anterior foi editado o livro “Direitos Fundamentais Estaduais” (organizado por Marcelo Labanca e Luis Fernando Sgarbossa) como ponto inicial da discussão que se estendeu para o ano de 2023.

Se, por um lado, os direitos fundamentais estão presentes no texto constitucional de 1988, por outro lado eles podem também estar presentes nos textos constitucionais, repetindo normas federais ou ocupando o espaço da autonomia estadual para criação de novos direitos. Com isso, poderemos ter direitos diferentes entre cidadãos de estados-membros diferentes.

Saber o quanto de diferença e o quanto de uniformidade devemos ter é um dos dilemas do federalismo, como realidade dinâmica que deve combinar unidade e diversidade.

Por isso, as pesquisas foram realizadas no âmbito dos direitos culturais, direitos à educação e direito à saúde, sempre com foco no âmbito subnacional.

O Centro entende que fez a sua parte, salientando para a necessidade de reocupação de espaços constitucionais estaduais com direitos fundamentais.

Houve, inclusive, apresentação de Proposta de Emenda Constitucional à Constituição do Estado de Pernambuco realizada por deputados estaduais, para criar um título exclusivo com direitos fundamentais novos. A fundamentação da Proposta de Emenda levou em consideração os estudos desenvolvidos pelo Centro e ainda encontra-se em tramitação. Na exposição de motivos, o parlamento indicou que “Durante a elaboração do texto, houve o cuidado de não reproduzir preceitos já contemplados na Constituição Federal, de modo que todos os dispositivos apresentam algum elemento inovador perante o rol de direitos fundamentais previstos na Carta Magna. Esse é um indicativo para o Centro continuar no caminho da produção de pesquisa sobre federalismo que impacta a atuação de atores políticos.

O Centro também teve sua pesquisa inserida para subsidiar julgamento perante a Suprema Corte brasileira. Um exemplo do envolvimento do Centro ocorreu em um caso de Ação Direta de Inconstitucionalidade 7350 - Estado do Tocantins, onde a autonomia do estado em determinar a data da eleição para o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual estava sendo debatida.

O ConState preparou uma pesquisa com estudo de caso aplicado à Assembleia Legislativa do Amazonas que foi utilizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins na mencionada Ação Direta, como subsídio processual ao Supremo Tribunal Federal. O objetivo foi o de fornecer aos juízes do Supremo Tribunal Federal argumentos fundamentados no federalismo e no constitucionalismo estadual para a solução de um caso complexo.

| Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

  • RODRIGUES, Gilberto M. A.; SOUSA, Ana Tereza. L. M. . São Paulo, Xangai: convergências, choques e perspectivas da paradiplomacia nas relações bilaterais Brasil-China. Boletim de Economia e Política Internacional, v. 37, p. 53-70, 2023.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.; GERSZTEIN, Paola . Integração local de pessoas refugiadas e o regime de Cartagena na América Latina: os avanços de São Paulo e Buenos Aires.. In: Carlos Ruz Saldívar; Enrique Córdoba del Valle. (Org.). Migración y Derecho: un binomio en construcción. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2023, v. 1, p. 16-27.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.; BREIT, Paloma . Brazil: The Long Road to Persons with Disabilities' Citizenship. In: Ferri, D.; Palermo, F.; Martinico, G.. (Org.). Federalism and the Rights of Persons with Disabilities The Implementation of the CRPD in Federal Systems and Its Implications. 1ed.New York: Bloomsbury, 2023, v. 1, p. 283-304.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.; et al . A degradação da Política Externa de Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). In: Marra, Ana Tereza; Maringoni, Gilberto; Schutte, Giorgio R.. (Org.). Pragmatismo Irresponsável. Política Externa e Inserção Internacional do Brasil no Governo Bolsonaro. 1ed.Rio de Janeiro: Telha, 2023, v. 1, p. 91-104.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.; MACIEL, Tadeu M. . Heritage Diplomacy Matters? Brazil?s Foreign Policy and South-South Cooperation in Cultural Heritage. In: Christofoletti, R. (eds). (Org.). Soft Power and Heritage. 1ed.: Springer, 2023, v. 1, p. 113- 136.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.. Brasil: política exterior y autonomía pragmatica en un orden internacional en crisis. In: Jose Antonio Sanahuja; Pablo Stefanoni. (Org.). Informe Anual 2024-2024 - América Latina en el Interregno: Política, Economía e Inserción Internacional. 1ed.Madrid: Fundación Carolina, 2023, v. 1, p. 125-137.
  • RODRIGUES, Gilberto M. A.. Paradiplomacia. In: Aziz T. Saliba; Marcilio T. Franca Filho; Paulo B. Casella; Dário M. Vicente; Fernando L. Bastos; Manuel Al. Ribeiro. (Org.). Enciclopedia Luso-Brasileira de Direito Internacional. 1ed.Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2023, v. 1, p. 876-878.


| José Arthur de Castillo Macedo

  • MACEDO, J. A. C. ou MACEDO, José Arthur Castillo de; FACHIN, L. E. . Laços, limites e possibilidades entre as jurisdições constitucionais da África do Sul e do Brasil à luz do conceito jurídico de compromisso significativo. In: Gilmar Ferreira Mendes; Victor Marcel Pinheiro. (Org.). Súmula, Teses e Precedentes: Estudos em homenagem a Roberto Rosas. 1ed.Rio de Janeiro: GZ Editora, 2023, v. 01, p. 190-208.
  • MACEDO, José Arthur Castillo de; FACHIN, L. E. . O vírus da desinformação e do populismo autoritário contra o Brasil constitucional. In: STF. (Org.). O olhar dos Ministros do Supremo Tribunal Federal sobre a Constituição Cidadã. 1ed.Brasília: Supremo Tribunal Federal: Secretaria de Altos Estudos, 2023, v. 1, p. 79-98.


| Luis Fernando Sgarbossa

  • SGARBOSSA, Luís Fernando; IENSUE, G. . Stadluft macht frei; O Neofederalismo, o Home Rule brasileiro e a plausibilidade de um Direito Constitucional Municipal no Brasil.. REVISTA ELETRÔNICA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL, v. 15, p. 263-305, 2023.
  • SGARBOSSA, Luís Fernando; IENSUE, G. . Environmental Constitution in Lusophone Africa: the cases of Angola and Mozammbique. RIVISTA FEDERALISMI (RIVISTA DI DIRITTO PUBBLICO ITALIANO, COMUNITARIO E COMPARATO), v. 30, p. 16-34, 2023.
  • SGARBOSSA, Luís Fernando; IENSUE, G. . El Decrecho Constitucional Municipal en el Neofederalismo Brasileño: Orígines, desarollo y desafíos.. Revista Jurídica de la Universidad de León, v. 11, p. 59-94, 2023.
  • SGARBOSSA, Luís Fernando. Origens do Brazilian Home Rule na Constituição de 1988: um caso singular de difusão bottom-up a partir da tradição constitucional sul-rio-grandense. In: MENDES, G. F.; SOUZA, D. G. de; BOBRZYK, S. A.. (Org.). Dignidade humana e direitos fundamentais: Festschrift em homenagem ao Prof. Ingo W. Sarlet. 1ed.Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2023, v. 1, p. 393-422.


| Leonam Baesso da Silva Liziero

  • LIZIERO, Leonam. O Estado federal no pensamento de Kelsen: nomodinâmica e descentralização. In: Valterlei da Costa; Maurício Timm do Valle. (Org.). Estudos sobre a Teoria Pura do Direito: homenagem aos 60 anos de publicação da 2ª edição da obra de Hans Kelsen. 1ed.São Paulo: Almedina, 2023, v. 1, p. 519-543.
  • LIZIERO, Leonam. An epistemology for federal states is possible? Revista Brasileira de Federalismo, Brazilian Journal of Federalism, v. 1, p. 137-145.


| Marcelo Labanca Corrêa de Araújo

  • RAMOS, Caio C. ; ARAÚJO, Marcelo Labanca Corrêa de. Federalismo e direito à água um estudo da mediação intergovernamental no projeto de integração do são francisco. REVISTA CULTURAS JURÍDICAS, v. Ahead Prin, p. 01-30, 2023.
  • ARAÚJO, Marcelo Labanca Corrêa de; RORIZ, Regina Célia Lopes Lustosa . Direito constitucional estadual e educação: a contribuição do federalismo para a ampliação do direito fundamental à gratuidade do ensino superior. JUSTIÇA DO DIREITO (UPF), v. 37, p. 259-277, 2023.
  • ARAÚJO, Marcelo Labanca Corrêa de; COELHO, Márcia Balazeiro. Desafios da Democracia Ambiental e do desenvolvimento sustentavel em Angola: uma análise considerando a Lei de Bases do Ambiente. Federalismi.it – Rivista di Diritto Pubblico Italiano, Comparato e Europeo, Focus Africa, dicembre 2023.
  • ARAÚJO, Marcelo Labanca Corrêa de; SILVA, Bruna Stephanny Morais de Oliveira. Reeleição de presidente de mesa de assembleia e câmara de vereadores. In: CONJUR, Consultor Jurídico Online, Seção Opinião, 3 de fevereiro de 2023.


| Vanessa Elias de Oliveira

  • SANTOS, E. A. ; OLIVEIRA, V. E. . A pesquisa-ação no planejamento urbano e territorial: o que é, como fazer e uma reflexãosobre a utilização do método. PONTO URBE, v. 2, p. 1, 2023.
  • FREY, K. ; OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, S. B. ; BITTENCOURT, L. ; LOTTA, G. . POLÍTICAS PÚBLICAS EM PERSPECTIVA COMPARADA: proposta de um framework para a análise de experiências locais. In: Klaus Frey; Lúcio Nagib Bittencourt. (Org.). Poder local, políticas públicas e relações federativas: O caso do ABC paulista. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 21-48.
  • OLIVEIRA, V. E.. AUTONOMIA DEPENDENTE: o federalismo brasileiro e as políticas municipais de saúde no ABC paulista. In: Klaus Frey; Lúcio Nagib Bittencourt. (Org.). Poder local, políticas públicas e relações federativas: O caso do ABC paulista. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 139-160.
  • MAGGION, R. V. ; LEVI, M. L. ; OLIVEIRA, V. E. . GASTOS MUNICIPAIS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NO ABC PAULISTA: indicadores de cobertura e efetividade entre 2009 e 2017. In: Klaus Frey; Lúcio Nagib Bittencourt. (Org.). Poder local, políticas públicas e relações federativas: O caso do ABC paulista. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 161-178.

Assine o Newsletter

Assine a newsletter do Centro abaixo para receber informações periódicas sobre federalismo e direito constitucional estadual.

https://novo.constate.org/wp-content/uploads/2024/09/7-benefits-of-eNewsletters-for-your-law-firm-1920-x-1280.jpg